História

 

A CERCIAZ – Centro de Recuperação de Crianças Deficientes e Inadaptadas de Oliveira de Azeméis, CRL. foi constituída por escritura lavrada na Secretaria Notarial de Oliveira de Azeméis de 27 de Maio de 1980.

 

Foram seus fundadores os senhores Dr. Evaristo Vicente Fernandes, João Eduardo Azevedo Ferreira da Silva, João Ferreira da Silva, João Rodrigues Ramalho, Maria Isabel Rodrigues Ramalho, Sílvio Augusto Vide Soares Albergaria, João António Costa e Silva, Maria da Conceição Portugal do Amaral Osório, José Carlos Queirós da Silva Rosa, António Ernesto de Matos Pereira da Silva, Leonilde da Costa Godinho e Marçal de Almeida e Silva.

A CERCIAZ iniciou a sua atividade em Setembro (ano letivo 1980/1981) no edifício cedido pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, intitulado à época o “edifício das escadas redondas”, hoje arquivo municipal após moderno restauro.

No dia 30 de Junho de 1986 no Cartório Notarial de Oliveira de Azeméis foram remodelados os Estatutos da cooperativa CERCIAZ e feita a inscrição no Livro Cooperativo na Conservatória do Registo Cooperativo de Oliveira de Azeméis. Foram outorgantes os senhores Dr. Jorge Manuel Freitas de Oliveira e Silva, João António da Costa e Silva, Maria Aurora da Costa e Silva Teixeira, Joaquim Soares da Costa e Silva, Manuel Albino Casimiro de Almeida, David Barbosa dos Santos, Carlos Manuel Correia da Silva Duarte, Maria da Purificação Almeida Batista de Jesus Manata, Dra. Cândida Maria Teixeira do Amaral Costa Dias, Lígia Maria Guimarães Sequeira, José Carlos Queirós da Silva Rosa e João Rodrigues Ramalho.

Os estatutos da CERCIAZ foram publicados no Diário da República – III Série Nº 284 de 07/12/1999.

A CERCIAZ foi reconhecida pela Presidência do Conselho de Ministros como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública , nos termos do Decreto-Lei nº 460/77, publicado no Diário da República II Série, nº 69 de 24 de Março de 1982.

Em 20 de Setembro de 1985 foi estabelecido acordo técnico - financeiro entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a CERCIAZ para a construção das edificações e equipamentos para as áreas da Formação Profissional.

Em 17 de Junho de 1988 foram oficialmente inauguradas as novas instalações, pelo Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional Dr. Bagão Félix.

Em 12 de Maio de 1989 por despacho da Direção – Geral do Ensino Particular e Cooperativo , do Ministério de Educação a CERCIAZ foi autorizada a ministrar o Ensino Especial para uma dotação de 50 alunos.

Em 29 de Janeiro de 1991 foi adquirida à Caixa Geral de Depósitos a Quinta Agrícola em Figueiredo de Baixo, Pinheiro da Bemposta para lá funcionar a área profissional de hortofloricultura.

Em 4 de Abril de 1995 foi oficialmente inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal Sr. Ângelo Azevedo a Piscina da CERCIAZ – piscina coberta de água aquecida especialmente vocacionada para aulas de bebés, crianças, hidroterapias várias quer aos utentes da CERCIAZ, quer a toda a comunidade Oliveirense em geral.

Em 30 de Junho de 1995 foi estabelecido com o Centro Regional de Segurança Social do Centro /Aveiro, a criação da valência de CAO – CENTRO DE ACTIVIDADES OCUPACIONAIS com capacidade para 30 utentes.

Em 01 de Junho de 2009 a Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular homologou a acreditação da CERCIAZ como CRI – CENTRO DE RECURSOS PARA A INCLUSÃO.

PO ISE
União Europeia
Portugal 2020
IEFP
Certificado DGERT
Ministério da Educação
Segurança Social
Agrup Ferreira Castro
Alesanti
Bombeiros Fajões
Escola Superior Saúde
Fábrica artes-escola dança
ISS
Molag
Montepio frota
Natigam
Plasticos frias
Sonecol
Sopormetal
Agrupa Soares Bastos